sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A venda da Motorola

Olá pessoas! Como vocês estão? Enfim, tava pensando em alguma coisa para postar, e estava sem ideia. Mas ai, a Google vendeu a Motorola para a Lenovo e eu pensei... "POR QUÊ??? D= SÓ PORQUE ACABEI DE COMPRAR UM MOTO G?? TAVA TÃO FELIZ COM ELE :("




Mas, eu fui atrás dos fatos, tentei ver porque a Google fez isso com a coitada da Motorola e porque o preço foi tão baixo (pra ter uma ideia, a Google comprou a Motorola por US$ 12,5 bilhões e vendeu por "apenas" US$ 2,91 bilhões) e fiquei pensando que a Big G tinha ficado no prejuízo... Engano meu.

Para entender um pouco disso, vamos saber porque a Google comprou a Motorola. Patentes. Este foi o Motivo. A Motorola tinha em torno de 17 mil patentes e, dessas 17 mil, só 2 mil vão para a Lenovo na compra. Por que? Porque a Motorola tinha patentes que afetavam até mesmo o YouTube! O que a Google realmente queria era evitar dores de cabeça futuras. Embora a Lenovo tenha ficado com poucas patentes, ela terá licença da Google para usar as demais, o que não mal negocio.

Além disso, a Lenovo era uma das concorrentes da Google para a compra da empresa. Tanto que o CEO da Google tinha perguntado se eles, a Lenovo, ainda tinha interesse na compra da Motorola. Ele não negaram.

Mas ai você se pergunta "Mas porque??? A Motorola tava tão em com a Google.. Fez telefones tão bons..." eu também me perguntei isso. É tudo uma questão de mercado.

Vamos pensar no lado da Google, criadora do Android. Agora vamos pensar, a Google tinha comprado a Motorola, mas não podia demonstrar "preferencia", ela tinha que agir com cautela. Pelo contrário as empresas como a Samsung, LG, Sony iriam pensar "porque estou dando suporte a um SO que é de uma empresa que é minha concorrente no mercado?". A Google tava de mãos atadas. A Lenovo aparecer foi uma coisa boa para a Motorola.

Sim, a Google melhorou muito a Motorola, deu uma reformulada e fez ela crescer mais... Mas não tinha muito espaço para, realmente, investir nela. A Lenovo terá o espaço que a Google não teve para o desenvolvimento da Motorola, já que ela terá mais liberdade de mercado.

A pergunta que ficou é "isso é bom ou ruim?". Não da para dizer ao certo, mas, não sei vocês, o que mais me preocupou nessa compra foi o quadro de atualizações da Motorola, se iria mudar com a venda.

Pelo o que andei lendo, a Lenovo muito provavelmente irá manter a Motorola como uma marca "independente". Ou seja, talvez não interfira tanto no rumo que a marca já está tomando. Até porque, aparelhos como o Moto X e o Moto G fizeram sucesso no mercado.

O que nos resta é esperar para saber como ficará está historia, mas uma coisa eu sei: o Moto X e o Moto G não deixaram de ser excelentes Smartphones somente pela compra. O que mudou é que você não poderemos mais dizer "eu tenho um celular da Google" tendo um Moto G ou X =/

Não, não me arrependi do meu celular, no começo até sim, mas agora entendi o porque disso tudo e nõ tô mais tão preocupado assim. Afinal, o Moto G é um bom Smartphone ;) Lenovo, não nos decepcione!


... ... ...

Sim...! Se vocês tiverem curiosidade de saber mais detalhes sobre a compra, é uma boa ideia visitar as Fontes de pesquisa. xD

Fontes de pesquisa: Google | Official BlogTecmundo, G1