domingo, 8 de junho de 2014

Look Up: Viva a vida, do jeito real

Eu achei muito massa esse vídeo além de proporcionar uma visão crítica sobre a mídia social, ele da exemplos do que se pode perder e ainda rima! Como estou paciente hoje, irei deixa embaixo do vídeo a fala dele  traduzida, digitada e revisada por mim.


Oi, eu tenho 422 amigos, mas estou solitário.
Eu falo com eles todo dia, mas nenhum deles realmente me conhece.

O problema é que tenho ficado entre os espaços
Olhando em seus olhos, ou em um nome em uma tela.
Eu dei um paço pra trás e abri os olhos
Olhei em volta e percebi que...

Que essa mídia que chamamos de social é qualquer outra coisa,
mas quando abrimos nossos computadores, é nossas portas que fechamos.

Toda essa tecnologia que nós temos é uma ilusão.
Companheirismo comunitário, um sentimento de inclusão.
Mas quando você se afasta deste 'dispositivo de ilusão'
Você desperta para ver um mundo de confusão.

Um mundo onde somos escravos da tecnologia que dominamos,
aonde a informação é vendida por alguns ricos bastardos gananciosos.

Um mundo de auto-imagem, auto-interesse e auto-promoção.

Onde todos nós compartilhamos nossos melhores momentos,
mas deixamos de fora a emoção.
Nós estamos em nosso momento mais feliz com a experiência que compartilhamos,
mas é o mesmo se ninguém está lá?

Esteja lá para os seus amigos e eles vão estar lá também,
mas ninguém estará lá se uma mensagem de grupo você mandar.

Editamos e exageramos, ansiamos adulação.
Fingimos não perceber o isolamento social.
Colocamos nossas palavras em ordem e tingimos nossa vida com Glitter
Nem sequer sabemos se alguém está escutando.

Estar sozinho não é um problema, deixe-me enfatizar,
Se você ler um livro, pintar um quadro, ou fazer algum exercício.
Você está sendo produtivo e presente, não reservado e recluso.
Você está sendo vivo e atento e gastando seu tempo de forma produtiva.

Então, quando você estiver em público e você começar a se sentir sozinho,
Puxe sua cabeça para trás com as mãos e afaste-se do telefone!

Você não precisa olhar nos aplicativos ou na sua lista de contatos...
Basta falar com o próximo, aprender a coexistir.

Eu não suporto ouvir o silêncio de um trem ocupado
Quando ninguém quer falar com medo de parecer um louco.
Estamos nos tornando anti-sociais.
Já não satisfaz se envolver com o próximo e olhar nos olhos de alguém.

Estamos cercados por crianças que, desde que nasceram,
Nos assistem viver como robôs e agora acham que isso é o normal.

Não é muito provável que você irá ser o melhor pai do mundo
Se você não pode entreter uma criança sem o uso de um iPad.

Quando eu era criança, nunca estava em casa.
Estava fora com meus amigos, vagando em nossas bicicletas.
Eu fazia buracos em meus sapatos e machucava meus joelhos.
Construiríamos o nosso próprio clube no alto das árvores.

Agora o parque é tão quieto, chaga a dar arrepios,
Não ver crianças lá fora e os balanços ainda pendurados.
Não há ninguém pulando, jogando amarelinha, nenhuma igreja e nenhum campanário.

Nós somos uma geração de idiotas, telefones inteligentes e pessoas burras.

Então, olhe para cima, desligue a tela do seu telefone.
Incorpore seus arredores, aproveite o dia de hoje ao máximo.
Apenas uma conexão real é tudo o que pode acontecer
Para mostrar a diferença que estar lá pode fazer.

Esteja lá, no momento que ela lhe olhar,
Que você se lembre sempre como e quando o amora ultrapassou.
O momento que ela segurou sua mão pela primeira vez, ou o primeiro beijo em seus lábios.
O tempo que vocês discordavam, mas ainda se amavam em pedaços.

O tempo que você não precisava dizer a centenas de pessoas o que você acabou de fazer
Porque você queria compartilhar este momento com apenas uma pessoa.

O momento que você vendeu seu computador e assim pôde comprar um anel...,
Para a garota dos seus sonhos, que agora é real.
O momento que você quis começar uma família e o momento que você segura sua menina
E começa a se apaixonar novamente.

O tempo que ela te deixa acordado a noite, e tudo o que você quer é descansar.
E o tempo que você enxuga as lágrimas quando o bebê foge do ninho.

O tempo em que seu bebê retorna, com um menino para você segurar
E o tempo que ele te chama de vovô e você se senti muito velho.

O tempo em que você percebe tudo o que fez apenas dando atenção a vida.
E como você está feliz por não desperdiça-la olhando para baixo
Em alguma invenção.

O tempo em que você segurou a mão de sua esposa,
Sentou-se ao lado de sua cama,
Disse a ela que a amava e deu-lhe um beijo na testa.

Ela então sussurra para você, em silêncio, enquanto seu coração dá uma batida final:
'Tive sorte de ter parado para aquele menino perdido na rua.'

Mas nenhuma dessas coisas teria acontecido, você nunca teria nada disso,
Quando você está ocupado demais olhando para baio, não vê as chances que perdeu.

Então, olhe para cima, desligue esses monitores.
Temos um ultimo ato de existência, um determinado número de dias.
Não desperdice sua vida ficando amarrado a uma rede,
Porque, quando o fim chegar, nada será pior do que se arrepender.

Eu também sou culpado por ser parte dessa máquina.
Este mundo digital onde somos ouvidos, mas não vistos.
Onde nós digitamos como falamos e lemos como conversamos.
Onde passamos horas juntos sem fazer contato visual.

Portanto, não viva uma vida seguindo a moda.
Dê às pessoas o seu amor, e não o seu "Curtir".
Desconecte-se da necessidade de ser ouvido e definido,
Vá para o mundo, deixe distrações para trás.

Olhe para cima, desligue a tela do seu telefone.
Pare de assistir a esta vídeo.

VIVA A VIDA, DO JEITO REAL.