domingo, 17 de maio de 2015

Explorando o mágico mundo musical | #SpecialSongs

Hello guys. Como vão? Sei que estavam ansiosos e esperando, sem mais aguentar, minha volta e a próxima postagem! SQNEVER
VOLTEI e dessa vez vou fazer um Special Songs diferente.... Especialmente para vocês que, como eu, vivem mergulhados no mágico mundo musical ◕‿◕

Não sei vocês, mas eu amo aplicativos. Então, neste post o primeiro de um jejum de mais de um mês irei mostrar os 4 aplicativos mobile/desktop ESSENCIAIS para quem gosta de explorar este mundo musical que tanto amamos. Então, sem mais blábláblá e... Run, baby, run!

Spotify

Claro, meu favorito <3
Spotify é o atual gigante do Streaming de música. Com um catalogo com mais de 30 milhões músicas, o que você não vai sentir aqui é que falta conteúdo e variedade.
O sistema do Spotify é baseado em listas de reproduções, ele tem milhares e milhares de listas de reproduções para todos os momentos! E, claro, você pode criar as suas

Além disso, com a opção Rádio, é possível ouvir músicas, selecionadas pelo sistema do Spotify, baseadas em uma faixa ou lista de reprodução de sua preferência.
Segura essa Rdio
Essa opção é ótima para descobrir músicas novas, principalmente porque o Spotify é repleto de artistas 'novos', entusiastas, famosos, hits...
Impossível ficar sem ouvir música com uma conta nesse serviço de Streaming!

Como serviço, ele não é de graça, possuindo algumas limitações para quem o usa gratuitamente...
Não é nada de absurdo, apenas as propagandas e a dependência de uma conexão com a internet, mas para a versão mobile as limitações são maiores. Além da dependência da internet que na desktop nem é muita coisa, já que ele também serve como player .mp3 e as propagandas, nós não podemos escolher uma faixa especifica, somos limitado a ouvir as músicas em ordem aleatória.

Agora, o lado bom. O preço por ele é extremamente justo! Com várias promoções para usuários novos, e o preço padrão de R$14,90 mensais, ele é uma das coisas que mais valem a pena pagar! Os recursos da versão Premium são vários, desde escutar as faixas offline até usar o celular como controle para um outro dispositivo, tornando o Premium ainda mais atraente.

Para baixar no PC, basta clicar aqui.  O App mobile está disponível para Android, iGadgets e para Windows Phone. Para instalar o Spotify em seu Ubuntu e afins, basta seguir este pequeno passo-a-passo, adicionando o PPA oficial e a chave pública para instalação do spotify-client.

MusiXmatch

O MusiXmatch, para desktop, é como um complemento Spotify. No Windows, ele é a opção "LETRAS" ao lado do timer da música, já no Linux você tem que ir no "Localizador" e clicar no MusiXmatch.


Fora isso, é no aplicativo mobile que ele mostra melhor sua magia. Com o maior estoque de letras do mundo, ele é o aplicativo ideal para você que quer acompanhar o que está sendo tocado, ou cantar junto, possuindo até mesmo uma função para isso. Também é possível reproduzir seus arquivos .mp3 e, caso use um player diferente, ele fica como uma janela flutuante mostrando a letra da música que está sendo reproduzida.


Com a função "Cantar", ele retira o vocal da música, para você cantar acompanhando a letra. Muito útil, pode não ser perfeito, mas é útil. Ele também possui um identificador e letras, para descobrir a que música alguma letra pertence.

Lá em cima eu já disse como colocar no PC, então whatever. O App está disponível para Android, iGadgets e Windows Phone.


TrackID

Sabe aquela música que você sempre quis, que sempre toca na academia, mas você até hoje não descobriu o nome? O TrackID surgiu para lhe salvar! Este aplicativo, exclusivo Android, é desenvolvido pela Sony e é um concorrente do Shazam, que serve pra mesma coisa com a diferença que ele também identifica programas de 'televisão', mas eu acho mais pesado e menos prático.

Para usar é a coisa mais simples do mundo: aperte no ícone de busca de faixa no app, enquanto a música está tocando, e ele irá identificar qual é a faixa que está tocando! Claro, é bom você está perto da saída de som pra ser 100%, mas até hoje esse app nunca me deixou na mão e é uma das heranças que a Sony deixou quando eu usava um deles como meu Smartphone principal.

Fora que, se você trocar de celular, ele faz backup de toas as suas "descobertas" quando está logado com o Facebook! Ele também possui integração com o Spotify e o YouTube, podendo pesquisar a música, imediatamente, em qualquer dos dois serviços.

O App está disponível para Android.

Last.fm

Agora, já temos a maior plataforma de Streaming de música da atualidade Spotify, o maior catálogo de letras de música do mundo MusiXmatch, e um serviço leve, prático e rápido para descobrir as músicas que estão tocando no momento TrackID... O que falta?

Exatamente! Um serviço de descoberta de novas músicas. O Spotify faz algo parecido, na opção Rádio, que da músicas sugeridas baseadas em uma faixa ou playlist e tals... Agora, a diferença: o Last.fm aprende todo o seu estilo musical, com base em todas as músicas que você assiste, criando um "mapa musical" bastante completo e com músicas novas que são quase certeza que você vai gostar!

O processo de colocar uma música no seu histórico no Last.fm é chamado de "Scrobbler". Porque? Não sei, mas é isso ai! Além de dar dicas de músicas baseadas em seus scrobblers não sei se é assim, mas agora vai ser, ele ainda mostra eventos que ocorrerão em sua cidade e/ou que seus artistas favoritos estão participando, mostrando uma grade de informações relevantes ou não para fãs, deixando-o mais completo.

O aplicativo mobile é uma... Bem, é ruim. Parece que foi esquecido desde, sei lá, 2003. As vezes nem funciona direito, MAS graças a Deus não é obrigatório ter ele para fazer seus scrobblers, mas pra receber as recomendações sim né... Enfim. Dependo do player do seu Smartphone, até mesmo o Spotify, existe uma opção nativa para realizar está ação.


No Spotify para PC ou desktop, whatever também tem está opção para realizar o scrobbler, além de um complemento que disponibiliza as informações, dicas e histórico no próprio Spotify. É bem melhor do que ficar entrando no site direto.

Ele também tem uns aplicativos próprios para PC, vou deixar o link aqui para quem quiser dar uma olhada. Também estará neste link os oficiais mobile para quem quiser experimentar eu não uso mais, só ocupava memória.

... ... ...


Já conheciam algum, ou alguns, desses aplicativos? Tem alguma outra dica de aplicativo bom para explorar esse mundo mágico da música? além do uTorrent e do Google né, coloquei opções não piratas, nada é de graça né, vamos cooperar Não esqueça de comentar sua opinião!
Ainda está semana vou apresentar algumas novidades no Blog, tipo que meu irmão irá ter um quadro por aqui, e uma frequência maior de postagens... E não se esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube! Tem nada, mas vou por em breve. Dê uma olhada no resto no Blog, dê sugestões... Enfim, interaja! Obrigado por lerem até aqui, e aguardem novidades! (*-*)

Viu algum erro no texto? Diga nos comentários para eu corrigir essa aberração! Thanks.